fbpx

Receitas para toda Família

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comer na Grécia

Setembro 15, 2013

 

De volta ao Porto, regressada da Grécia e ainda envolvida pelos sabores gregos…

Não me lembro de ter comido tão bem em nenhum outro país que visitei! Foi muito fácil acertar e repetir restaurantes tanto nos centros como fora deles… 

Infelizmente não tirei tantas fotografias como gostaria e algumas ficaram com má qualidade por terem sido tiradas com o telemóvel… mas aqui vai o que posso contar da minha experiência gastronómica nas cidades de Atenas, Rodes e Lindos.

 
Homus
 
O prato árabe de grão de bico que os gregos (e eu) adoram… já comi melhor mas deste também não sobrou nadinha! 

Na minha visita ao Dubai, fiquei a adorar este apetitivo e já o tentei fazer em casa algumas vezes… apesar de parecer simples, ainda não ficou ao nível que gostaria e por isso nunca postei aqui uma boa receita… mas ainda não desisti e qualquer dia aqui estará…
 
 
Restaurante “Elyseus”, em Rodes
 
 
Gyros de Porco
 
Comi este prato pelo menos 4 vezes… 3 delas no mesmo restaurante!!! Era mesmo assim tão bom apesar da sua aparente simplicidade, e como não se vai à Grécia todos os dias, não me arrependi de o repetir em vez de experimentar outras coisas…
 
Agora uma pequena explicação sobre os kebabs
 
Na primeira refeição que lá fizemos em Atenas pedimos kebabs… e apesar de ter vindo um prato delicioso, não foi nada daquilo que esperávamos… a minha irmã insistia que queria comer um kebab e nunca lho davam!! Chegamos a explicar a um empregado de um restaurante o que queríamos e ele só dizia “gyros?!!”… até que percebemos que a coisa mais parecida com o que nós achávamos ser um kebab era isto… um gyros
 
Confesso que só com alguma pesquisa consegui entender estas diferentes nomeações…
 
A palavra “kebab” tem um significado muito amplo mas no geral quer dizer simplesmente “espetada”… e apesar de ter origem no médio oriente, foi rapidamente difundida pelo ocidente e muito adaptada, quase a cada país! Quando os portugueses pensam em kebab, pensam em carne assada num espeto, fatiada e bem condimentada dentro de um pão pita… uma coisa mais parecida com o que fazem os turcos na Europa…
 
Na Grécia, e mesmo em comida de rua é difícil encontrar este tipo de prato… o gyros, é o mais parecido que há com aquilo a que estamos habituados… e pode ser servido num prato com pita aos triângulos (o mais comum) ou num pão pita como é servido aqui… mas essa versão foi realmente difícil de encontrar! Por isso quem for à Grécia e quiser comer um “kebab” peça um “gyros in a pita”…
 
Se pedirem um kebab, pelo menos na Grécia, o que vão comer é outra coisa… que está aí mais mais abaixo…
 
Então o gyros é um prato de carne de porco (frango ou cordeiro) assada nos fornos verticais, servida com pão pita aos pedaços, tomate, cebola roxa e o delicioso molho tzatziki… a carne era super saborosa e tenra… todos os sabores combinam na perfeição! Só a batata frita estava a mais…
 
 
Restaurante “Elyseus” em Rodes
 
 
 Kebab de porco com molho de iogurte
 
Este foi o nosso primeiro encontro com os kebabs… e não estava nem dentro de uma pita, nem era uma espetada! Pelo menos em Atenas eles são apresentados como uma espécie de salsicha ou rolo de carne moída e macia… deliciosa e servida geralmente com molho de iogurte… é muito bom!
 
 
Restaurante em Atenas, perto da Praça Monastiraki 
 
 
Legumes recheados
 
Maravilhoso tomate e pimento recheado com arroz de tomate e especiarias cozido no forno dentro dos próprios vegetais! Uma das receitas a experimentar em casa!
 
 
 
Restaurante “Elyseus”, Rodes
 
 
Prato com as várias especialidades gregas 
 
Para provar um pouquinho de tudo, alguns restaurantes apresentam pratos destes para duas pessoas… com mousaka, tomates recheados, soutzoukakia (rolos de carne), dolmades (folhas de videira recheadas), stifado (carne de cordeiro estufada), giouvetsi (massa de pevide com carne estufada), tarte de espinafres, batatas assadas, favas e quiabos estufados.
 
Também repetimos este restaurante, que além de boa comida tinha um ambiente tipicamente grego, com varandas e ramadas… empregados atenciosos, agradável e com música ao vivo.
 
 
 
 
Restaurante “Romeo Garden Restaurant”, em Rodes
 
 
Salada Grega
 
Esta feita por mim e pelo meu pai no apartamento onde ficamos em Rodes… 
 
 
Baklava
 
O famoso pastel de frutos secos. Tinha de experimentar mas confesso que não fiquei fã… era bom mas demasiado doce para mim.
 
 
Restaurante na Plaka, em Atenas.
 
E os deliciosos gelados a cada esquina!
 
Ainda procurei o gelado de mastic que a Tonia Buxton falou no programa dela mas não encontrei… talvez seja uma coisa mais cipriota e me esteja a confundir com nomes outra vez! 🙂

 

 
 
 
Costeletas de cordeiro
 
Não tenho foto porque na altura estava mais preocupada com as dores num pé provocadas por uma queda que dei na colina em Lindos… mas comi umas costeletas de cordeiro com pimentos diversos assados, molho de iogurte (como não poderia deixar de ser) e redução de vinagre balsâmico que estavam tão deliciosas que ainda sonho com elas!
 
Não tenho foto da comida mas a vista era esta… 🙂
 
 
Aconselho ainda os peixes frescos grelhados e mexilhões ao vapor! Nunca desiludiram!
 
Certamente que também bebi o Ouzo… segundo um dos empregados de um dos nossos restaurantes favoritos, esta já foi a bebida preferida dos gregos mas foi ultimamente ultrapassada por uma outra e está actualmente em 2º lugar… mas em todo o lado só vimos à venda Ouzo… tanto em restaurantes como em lojas e supermercados… sabe a rebuçado de funcho com álcool… bebe-se bem com gelo mas não fiquei fã… trouxe apenas uma garrafinha pequena para as minhas experiências na cozinha 🙂
 
 
E claro que não podia deixar de comprar mais um livrinho com deliciosas receitas…
 
 

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.