
Apaixonei-me por este molho quando fui à Grécia em 2013 e desde aí que tenho vindo a fazer algumas versões dele. Percebi que o segredo está mais na forma como é confeccionado do que nas proporções dos ingredientes, que podem variar um pouco conforme o gosto. Este molho é típico da Grécia mas também é servido em outros países do médio oriente, onde a receita pode variar um pouco. Ele é servido como entrada com pão pita aquecido mas também para acompanhar kebabs e gyros. Ontem serviram de acompanhamento de umas almôndegas de borrego e estavam deliciosas!
Vamos então aos segredos para um bom tzatziki! Começa pela escolha do iogurte que deve ser do tipo grego. Depois, é essencial que ele seja escorrido e que a maior parte da água desapareça, para ficar espesso. Se conseguirem, deixem a escorrer durante umas horas ou durante a noite! Além disso, convém que o pepino seja também bem escorrido e que o alho seja bem ralado! Ele geralmente fica melhor feito de um dia para o outro porque o sumo de limão ajuda a coalhar mais o iogurte e os sabores ficam mais envolvidos no iogurte!

Ingredientes:
-500g de iogurte grego (pode ser magro)
-2 dentes de alho ralados
-1/2 pepino, sem casca e sem sementes, ralado
-1 limão
-hortelã fresca
-azeite
-sal
1-Começar por drenar o iogurte. Ele deve ser deitado sobre um pano limpo e seco e atado com um cordel. Assim, pode ficar a escorrer na torneira da banca, ou então pode ser colocado sobre um escorredor, por sua vez colocado numa taça grande;

2-Escorrer o pepino já ralado sobre um escorredor. Pressionar bem com uma colher para sair todo o liquido;
3-Colocar o iogurte escorrido numa taça. Juntar o pepino, o alho, o sumo do limão, hortelã picada e sal a gosto. Temperar com um fio de azeite e mexer bem. Levar ao frigorífico até ser servido!
Fonte: Adaptado de https://www.jamieoliver.com/news-and-features/features/how-to-make-tzatziki/