Depois de um mês de pausa forçada, voltei cheia de vontade de experimentar receitas de verão! Esta sopa de tomate pode ser comida quente ou fria… é de aproveitar esta época em que os tomates estão no seu melhor!
Ingredientes (para 4 pessoas como entrada ou 2 como refeição):
-4 colheres (de sopa) de azeite
-200g de cebola
-1 dente de alho grande
-1 kg de tomate coração de boi maduro
-salsa, coentros, cebolinho, manjericão
-sal e pimenta
-2 a 4 ovos
1. Fazer um refogado leve com o azeite, a cebola e o alho picados;
2. Escaldar o tomate, pelar e esmagar;
3. Juntar o tomate e as ervas aromáticas atadas. Temperar com sal e pimenta e quando ferver, tapar e cozinhar em lume brando por cerca de 30 minutos;
4. Retirar o ramo de ervas aromáticas e reduzir tudo a puré. Juntar um pouco de água quente se necessário. Retificar o tempero;
5. Escalfar os ovos e servi-los com a sopa.
A sopa também pode ser servida fria. Nesse caso, deixar arrefecer e guardar no frigorífico até à hora de servir. Adicionar uns cubos de gelo. Pode-se polvilhar com ovo cozido.
Para escalfar os ovos, abri-los para uma chávena e deitá-los um a um com cuidado num tacho com água a ferver, com um pouco de sal e vinagre. Deixar cozinhar cerca de 3 minutos (para ovos médios) e retirá-los com uma escumadeira.
Para escalfar os ovos, abri-los para uma chávena e deitá-los um a um com cuidado num tacho com água a ferver, com um pouco de sal e vinagre. Deixar cozinhar cerca de 3 minutos (para ovos médios) e retirá-los com uma escumadeira.
Fonte: Revista “Boa mesa” nº 36
Uma resposta
Adoro sopa de tomate com ovo escalfado! Essa está fantástica! Passa no meu blog, tenho um Desafio a decorrer que está mesmo a terminar, participa! Beijinhos