fbpx

Receitas para toda Família

mais receitas...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Risotto de abóbora com queijo de cabra e cranberries desidratados

Outubro 28, 2018

Este ano comprei uma abóbora para o Halloween, mas é claro que queria também usar a parte comestível… encontrei esta receita de risotto de abóbora que me pareceu deliciosa… e acertei! O risotto ficou cremoso, com um sabor subtil a abóbora… o tomilho e a salsa dão-lhe uma frescura e aroma interessantes, o queijo de cabra macio, acaba por derreter e dar um toque salgado, e os cranberries, além de uma cor bonita, dão-lhe um toque doce e inesperado! Adorei e vou com certeza repetir!

O caldo de legumes faço sempre caseiro. É muito simples, mais barato e mais saudável… vale a pena! Em baixo está como o fiz desta vez!

O vermute pode ser substituído por vinho branco seco, mas recomendo vivamente fazerem com vermute. Eu tenho em casa uma garrafa que só uso para os risottos! Dá-lhe um sabor bem mais interessante!

Ingredientes (4 pessoas):

-1 abóbora

-2 colheres (de sopa) de manteiga

-1 chalota

-1 talo de aipo

-tomilho fresco q.b.

-1 colher (de chá) de sal

-1 cálice de vermute (ou vinho branco seco)

-800ml de caldo de vegetais

-200g de arroz arbório

-pimenta preta q.b.

-50g de queijo parmesão ralado

-1/4 chávena de salsa picada

-1 colher (de sopa) de cranberries desidratados

-4 fatias de queijo de cabra de pasta mole

1-Cozer a polpa da abóbora e desfazê-la em puré. Dissolvê-la no caldo quente e reservar;

2-Aquecer a manteiga num tacho e refogar a chalota e o aipo picados. Juntar o tomilho, o sal e deixar cozinhar mais 1 minuto;

3-Juntar o arroz e o vermute. Deixar evaporar;

4-Juntar colheres de caldo ao arroz, deixando absorver sempre antes de juntar a próxima colher;

5-Perto do final, juntar pimenta preta, metade da salsa picada e o queijo parmesão ralado. Deixar repousar um pouco;

6-Para finalizar, polvilhar com a restante salsa, o queijo esfarelado e os cranberries. Servir quente!

Para o caldo de vegetais:

-1 cebola

-cascas de cebola e alho

-2 talos de aipo

-talos de salsa

-folhas e talos de coentros

-2 folhas de louro

-sal

Deixar ferver e coar.

Podem usar cenoura, funcho ou talos de outros vegetais que vão sobrando durante a semana.

Fonte: Adaptada do site https://www.platingsandpairings.com/pumpkin-risotto-with-goat-cheese-dried-cranberries/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *