Este ano comprei uma abóbora para o Halloween, mas é claro que queria também usar a parte comestível… encontrei esta receita de risotto de abóbora que me pareceu deliciosa… e acertei! O risotto ficou cremoso, com um sabor subtil a abóbora… o tomilho e a salsa dão-lhe uma frescura e aroma interessantes, o queijo de cabra macio, acaba por derreter e dar um toque salgado, e os cranberries, além de uma cor bonita, dão-lhe um toque doce e inesperado! Adorei e vou com certeza repetir!
O caldo de legumes faço sempre caseiro. É muito simples, mais barato e mais saudável… vale a pena! Em baixo está como o fiz desta vez!
O vermute pode ser substituído por vinho branco seco, mas recomendo vivamente fazerem com vermute. Eu tenho em casa uma garrafa que só uso para os risottos! Dá-lhe um sabor bem mais interessante!

Ingredientes (4 pessoas):
-1 abóbora
-2 colheres (de sopa) de manteiga
-1 chalota
-1 talo de aipo
-tomilho fresco q.b.
-1 colher (de chá) de sal
-1 cálice de vermute (ou vinho branco seco)
-800ml de caldo de vegetais
-200g de arroz arbório
-pimenta preta q.b.
-50g de queijo parmesão ralado
-1/4 chávena de salsa picada
-1 colher (de sopa) de cranberries desidratados
-4 fatias de queijo de cabra de pasta mole

1-Cozer a polpa da abóbora e desfazê-la em puré. Dissolvê-la no caldo quente e reservar;

2-Aquecer a manteiga num tacho e refogar a chalota e o aipo picados. Juntar o tomilho, o sal e deixar cozinhar mais 1 minuto;
3-Juntar o arroz e o vermute. Deixar evaporar;
4-Juntar colheres de caldo ao arroz, deixando absorver sempre antes de juntar a próxima colher;
5-Perto do final, juntar pimenta preta, metade da salsa picada e o queijo parmesão ralado. Deixar repousar um pouco;
6-Para finalizar, polvilhar com a restante salsa, o queijo esfarelado e os cranberries. Servir quente!

Para o caldo de vegetais:
-1 cebola
-cascas de cebola e alho
-2 talos de aipo
-talos de salsa
-folhas e talos de coentros
-2 folhas de louro
-sal

Deixar ferver e coar.

Podem usar cenoura, funcho ou talos de outros vegetais que vão sobrando durante a semana.
Fonte: Adaptada do site https://www.platingsandpairings.com/pumpkin-risotto-with-goat-cheese-dried-cranberries/