fbpx

Receitas para toda Família

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preparar Lulas

Janeiro 12, 2012

Encontrei aqui em casa um livro fantástico (que recomendo) de técnicas e métodos de cozinha. Como foi a primeira vez que cozinhei lulas, fui ler mais sobre a sua preparação, o que me deu uma grande ajuda! Acho essencial que se saiba preparar moluscos e peixes, mesmo que na maior parte das vezes se possa pedir na peixaria que façam essa maçadora tarefa… 


Na peixaria, tiraram-lhes a cabeça e as entranhas, mas em casa tive de acabar de as arranjar. Segue aqui a explicação passo a passo, copiada do livro:

1. Lave bem a lula. Separe os tentáculos da cabeça, deitando fora a boca em forma de bico que se encontra no centro dos tentáculos mesmo em baixo dos olhos. Guardar os tentáculos, que poderão ser cozinhados com o corpo ou finamente picados e misturados com os ingredientes do recheio.


2.Segure o corpo da lula com uma mão e puxe suavemente a cabeça com a outra mão, o que fará sair as entranhas. Deitar fora as entranhas e a cabeça mas guarde o saco do ferrado, se for necessário para a receita – é cor de pérola, com um tom azulado. é muitas vezes usado nos molhos para a massa.

3.Retire o osso (siba), semelhante a uma quilha, do interior do corpo e deite-o fora. Com os dedos, verificar se não fica nenhuma entranha no interior do corpo.


4.Lavar a bolsa do corpo por dentro e por fora sob água fria corrente, libertando-a de todos os vestígios das entranhas que ainda possa permanecer. Arranque a pele arroxeada e mosqueada do exterior. Enxugue com papel de cozinha.


5. Arranque ou corte as barbatanas e reserve para cozinhar com o corpo.
6. Corte a lula conforme indicado na receita.

-Se o objectivo for rechear, é preciso ter muito cuidado ao tirar a siba, ao cortar as barbatanas e ao lavar para não haver perfurações.

Fonte: “O livro de ouro da cozinha” de Josceline Dimbleby, Editora Verbo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.