Encontrei aqui em casa um livro fantástico (que recomendo) de técnicas e métodos de cozinha. Como foi a primeira vez que cozinhei lulas, fui ler mais sobre a sua preparação, o que me deu uma grande ajuda! Acho essencial que se saiba preparar moluscos e peixes, mesmo que na maior parte das vezes se possa pedir na peixaria que façam essa maçadora tarefa…
Na peixaria, tiraram-lhes a cabeça e as entranhas, mas em casa tive de acabar de as arranjar. Segue aqui a explicação passo a passo, copiada do livro:
1. Lave bem a lula. Separe os tentáculos da cabeça, deitando fora a boca em forma de bico que se encontra no centro dos tentáculos mesmo em baixo dos olhos. Guardar os tentáculos, que poderão ser cozinhados com o corpo ou finamente picados e misturados com os ingredientes do recheio.
2.Segure o corpo da lula com uma mão e puxe suavemente a cabeça com a outra mão, o que fará sair as entranhas. Deitar fora as entranhas e a cabeça mas guarde o saco do ferrado, se for necessário para a receita – é cor de pérola, com um tom azulado. é muitas vezes usado nos molhos para a massa.
3.Retire o osso (siba), semelhante a uma quilha, do interior do corpo e deite-o fora. Com os dedos, verificar se não fica nenhuma entranha no interior do corpo.
4.Lavar a bolsa do corpo por dentro e por fora sob água fria corrente, libertando-a de todos os vestígios das entranhas que ainda possa permanecer. Arranque a pele arroxeada e mosqueada do exterior. Enxugue com papel de cozinha.
5. Arranque ou corte as barbatanas e reserve para cozinhar com o corpo.
6. Corte a lula conforme indicado na receita.
-Se o objectivo for rechear, é preciso ter muito cuidado ao tirar a siba, ao cortar as barbatanas e ao lavar para não haver perfurações.
Fonte: “O livro de ouro da cozinha” de Josceline Dimbleby, Editora Verbo