A curgete servida desta forma dá um maravilhoso acompanhamento pois ela fica macia por dentro e crocante por fora! Além disso, é muito saudável pois não leva qualquer tipo de gordura e pode conquistar quem não precisa muito este legume!
Para bebés a fazer a introdução alimentar, esta é uma excelente forma de apresentar os legumes! A curgete fica macia e ao mesmo tempo fácil de segurar! A crocância é leve e desfaz-se facilmente pelo que não é perigosa! Além disso, pode ser uma boa forma de introduzir o ovo ou o glúten pois são oferecidos em pequenas quantidades (não o faça se não tiver introduzido nenhum destes dois alérgenos! Os alérgenos comuns não devem ser apresentados ao mesmo tempo!).
Eu uso o pão ralado “Panko” nesta receita, que é um pão ralado japonês, mais grosso, e que dá uma maior crocância do que o pão ralado comum. Se não encontrar pode fazer com pão ralado normal ou fazer o pão ralado grosso em casa com pão seco triturado grosseiramente!
Outra dica que dou é que não faça os palitos muito finos, pois irão “murchar” mais facilmente e são também mais difíceis do bebé agarrar.
Ingredientes:
-1 curgete crua
-1 ovo batido
-50g de panko (ou pão ralado normal)
-2 colheres (de chá) de manjericão seco (ou orégãos)
-sal q.b.
1.Pré-aquecer o forno a 180ºC;
2.Cortar a curgete em palitos com a grossura de cerca de 1,5 cm e temperar com sal
3.Misturar o pão ralado com as ervas aromáticas;
4.Passar a curgete pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e colocar numa travessa de ir ao forno;
5.Levar ao forno por cerca de 20 minutos, até a capa estar crocante e o interior macio.