Quando experimentei esta receita esperava obter uma superfície mais parecida com um crumble… mas vendo bem, por algum motivo se chama cobbler e não crumble! Um cobbler é uma versão americana do crumble (mais típico no Reino Unido) e pelo que pude perceber, as massas diferem um pouco, sendo que a do crumble geralmente leva frutos secos picados, enquanto a do cobbler se assemelha a massa de biscoitos ou scones… mais macia… apesar de não ter sido bem o que esperava e de ter alterado a quantidade de algumas frutas (não estamos no tempo dos alperces e não encontrei framboesas), o resultado foi positivo! Servido quente com uma bola de gelado fica reconfortante e delicioso…
Ingredientes (para 6 pessoas):
-2 pêras fatiadas
-2 maçãs raladas
-1 caixinha de amoras
-1 caixinha de mirtilos
-5 colheres (de sopa) de açúcar
-1 pitada de vinagre balsâmico
-170g de manteiga fria
-225g de farinha com fermento
-70g de açúcar
-130ml de leitelho (leite com umas gotas de limão)
-1 pitada de sal
-gelado de baunilha
1.Pré-aquecer o forno a 190ºC;
2.Pôr a fruta numa caçarola com o açúcar e o vinagre balsâmico, levar ao lume brando e cozer suavemente até os sucos começarem a escorrer. Passar para um tabuleiro de ir ao forno e à mesa;
3.Misturar a manteiga fria com a farinha. Juntar o açúcar e o sal e mexer bem;
4.Acrescentar o leitelho para formar uma mistura solta. Distribuir a mistura por cima da fruta quente. Polvilhar com açúcar e levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até a superficie estar dourada. Servir com gelado de baunilha.
Fonte: Adaptada do livro “Dias felizes com Jamie Oliver”, Editora Civilização