fbpx

Receitas para toda Família

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Caldo de legumes

Janeiro 11, 2019

Tal como já tinha referido no post sobre o caldo de galinha, há muito que não compro caldos concentrados. Acho mesmo que o de legumes nunca comprei por ser tão fácil de fazer com tão poucos ingredientes!

Este caldo é fantástico porque aproveita nutrientes que iriam para o lixo, fica super económico, saboroso, sem sal, sem conservantes e ainda utilizo frascos reutilizáveis para o guardar!

Costumo fazer o seguinte: durante a semana vou guardando as cascas, pontinhas, talos e restinhos dos legumes que uso. Coloco num recipiente e guardo no frigorífico.

Os legumes que dão melhor sabor ao caldo são os aromáticos como a cebola, a cenoura, o funcho, o aipo, o alho, o alho francês (aquela rama verde que quase toda a gente deita fora), e as ervas aromáticas como a salsa, o louro, os coentros, o alecrim… mas quando tenho também guardo cascas de abóbora, restinhos de curgete, pontinhas de espargos, talos de brócolos, as folhas de fora da couve flor… etc… uso praticamente tudo e só rejeito algumas couves se forem em demasia para o caldo não ficar com um sabor muito intenso a couve.

Depois geralmente adiciono pelo menos mais 1 cebola e 1 cenoura, algumas ervas, pimenta preta e junto água até cobrir os legumes.





Deixo ferver suavemente durante cerca de 2 horas e coo. Como eu uso bastante o caldo, guardo em frascos no frigorífico até cerca de 1 semana. Se quiser congelar, pode usar sacos de congelação ou frascos de vidro e congelar durante cerca de 3 meses. Para congelar, aconselho a reduzir um pouco mais o caldo. É sempre aconselhável escrever na embalagem a data em que se fez o caldo.

Este caldo ficou mais avermelhado porque usei cascas de cebola e cebola roxa. Se quiser um caldo mais claro, evitem-nas.

Se precisar de um caldo com urgência e não tiver os restos dos legumes, basta ferver cebola, cenoura, louro, salsa e aipo se tiver… e já vai ter um bom caldo, melhor que qualquer concentrado!

Uso-o em muitas receitas, e quando ele não é preciso uso-o como base para a sopa!

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.