Há muito que não compro qualquer caldo concentrado. Eles são muito práticos, mas têm muito sal e conservantes e comecei a perceber que me sentia mal sempre que os consumia. É muito fácil fazer caldos em casa… além de que ficam muito mais saudáveis, naturais e ainda podemos aproveitar ingredientes que de outra forma iriam diretos para o lixo!
Tal como o molho de tomate que faço todas as semanas, também faço quase sempre caldo de legumes com as cascas e restinhos de legumes que vou guardando durante a semana anterior… não chego a congelar porque o uso sempre… mas o caldo de carne por exemplo, que é mais raro usar, congelo em caixinhas…

Para o caldo de galinha podem usar a carcaça e ossos de um frango cru ou mesmo os restos dos ossos de um frango assado! Cozam-nos com legumes aromáticos e depois podem conservar no frigorífico ou no congelador em pequenas doses. Podem reduzir o caldo tanto quanto quiserem, deixando cozer mais ou menos tempo.

Ingredientes (para cerca de 1,5l de caldo)
-2l de água
-1 carcaça e ossos de galinha/frango do campo
-1 cenoura grande com casca, partida em pedaços
-1 cebola grande com casca, partida a meio ou em quartos
-1 talo de aipo em pedaços
-2 folhas de louro
-1/2 molho de salsa
-sal e pimenta (opcional, podem temperar só no momento de usar)
Podem usar outras ervas aromáticas…
1-Colocar os ingredientes num tacho grande e deixar ferver suavemente durante cerca de 2 horas. Coar e deixar arrefecer;


2- Guardar em frascos ou em saquinhos de congelação.

-Aguenta bem 1 semana no frigorífico e 3 meses no congelador.
-Depois de completamente frio, pode retirar-se a gordura que fica endurecida na superfície.